A partir desta segunda-feira (18) até o dia 25 de setembro, o Brasil celebra a Semana Nacional do Trânsito. O evento anual é dedicado a promover a conscientização e a segurança nas ruas do país, envolvendo os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e diversas entidades privadas na realização de atividades socioeducativas.
O objetivo da campanha é conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito. Durante as ações, motoristas, motociclistas e pedestres são convidados a observar comportamentos, refletir e modificar ações para promover um trânsito mais seguro.
Em Minas Gerais, os trabalhos foram antecipados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Desde a última quinta-feira (14) equipes das Gerências de Educação para o Trânsito e Fiscalização abordaram motoristas e motociclistas para transmitir dicas sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, equipamentos de proteção, perigos decorrentes do consumo de álcool, respeito às normas do trânsito, porte dos documentos obrigatórios, entre outros.
Em uma ação na MGC-356, em Belo Horizonte, foram distribuídos, também, materiais educativos com o tema da campanha “No trânsito, escolha a vida”. A ação contou com o apoio do Comando de Polícia Militar de Minas Gerais (CPMRv).
Ameaça à vida
De acordo com a gerente de Educação Para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, a campanha de setembro é uma forma de reforçar a importância do cuidado e da prudência no trânsito. “O foco é disseminar a educação no trânsito ao máximo. A imprudência é uma ameaça à vida e devemos nos atentar a isso aumentando os cuidados e comportamentos defensivos”, avalia.
Em Minas Gerais 2.556 acidentados vieram a óbito, dos quais 57% tinham idade de 20 a 49. As cidades mineiras com mais ocorrências de mortes no trânsito são Belo Horizonte, em primeiro lugar, seguida por Montes Claros, Divinópolis, Sete Lagoas e Coronel Fabriciano. As informações são da Agência Minas.