Início Brasil Projeto de Lei prevê punição para mineração em terras indígenas

Projeto de Lei prevê punição para mineração em terras indígenas

Área de garimpo na região do rio Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami Fonte: Agência Câmara de Notícias

O projeto de lei 2933/22 propõe a alteração do artigo que trata da mineração ilegal na Lei de Crimes Ambientais a fim de aumentar a punição imposta aos autores e financiadores da prática criminosa.

A tramitação do PL está na Câmara dos Deputados e passará por análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Constituição e Justiça, de Cidadania e de Direitos Humanos e Minorias.

O projeto foi formulado pela deputada Joenia Wapichana (REDE/RR), José Ricardo (PT/AM), Sâmia Bonfim (PSOL/RJ) e outros dezesseis deputados federais.

O objetivo do novo PL é aumentar a punição sobre os autores de mineração ilegal em terras indígenas para prisão de até dois anos. O texto também propõe que os financiadores da prática recebam o dobro da pena.

É importante ressaltar que a mineração ilegal é um dos principais fatores que impactam negativamente a biodiversidade das áreas exploradas. Além disso, o crime de mineração ilegal realizada em terras indígenas é um grave desafio a ser enfrentado.

Saiba mais sobre a mineração ilegal e seus impactos.

https://cidadeseminerais.com.br/impactos-da-mineracao-na-vida-dos-povos-originarios-no-brasil/

https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-ilegal-no-brasil-conheca-as-principais-consequencias/

https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-e-biodiversidade-qual-e-a-relacao/

Sair da versão mobile