A Receita Federal inicia nesta terça-feira (1º) a liberação total da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025. A primeira fase já havia sido disponibilizada em 17 de março, mas questões técnicas e operacionais atrasaram a integração completa dos dados, o que impediu o envio imediato das declarações.
Em 2024, 46 milhões de contribuintes enviaram suas declarações, com 41,5% utilizando a declaração pré-preenchida. Para 2025, a Receita Federal espera receber um total de 46,2 milhões de declarações até o prazo final de envio, que vai até 30 de maio.
O que é a declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida é gerada automaticamente pela Receita Federal, com base em informações de anos anteriores fornecidas pelos contribuintes, além de dados como os informes de rendimentos das fontes pagadoras, como empresas e o INSS.
No entanto, é importante destacar que algumas informações podem apresentar falhas ou divergências caso as fontes pagadoras não enviem as declarações de rendimentos corretamente ou precisem retificá-las.
Como acessar e preencher a declaração?
Para acessar a declaração pré-preenchida no computador, os contribuintes devem:
-
Instalar o programa do Imposto de Renda 2025 no computador.
-
Clicar em “Entrar com gov.br”.
-
Selecionar a aba “Nova”.
-
Clicar em “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.
Na plataforma e-CAC, o processo é igualmente simples:
-
Acesse a plataforma com sua conta gov.br.
-
Escolha o ano de exercício desejado.
-
Clique em “Preencher Declaração” e selecione a opção “Pré-preenchida”.
É importante lembrar que para usar a declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa ter uma conta gov.br no nível Prata ou Ouro.