A Vale é a maior empresa de mineração do Brasil e a terceira maior do mundo. Nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro, a Vale atualizou as estimativas de investimentos e produtividade para o próximo ano.
Conforme atualização divulgada pela Vale, a previsão de investimentos de capital é de 6 milhões de dólares. Recentemente, a empresa passou por um aumento e valorização significativa das suas ações no mercado. Para 2023, a mineradora prevê um gasto bilionário em pesquisas de desenvolvimento tecnológico e no setor energético. Além disso, a Vale terá gastos expressivos com as medidas de reparação socioambiental aos desastres de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais.
De acordo com a empresa de gestão de investimentos, XP, as previsões para a produtividade da Vale são muito otimistas. A projeção de produção de minério de ferro para 2023 é de até 320 milhões de toneladas. O cobre, por sua vez, deve alcançar 260 mil toneladas ainda em 2022 e cerca de 390 a 420 mil toneladas de 2024 a 2026.
As estimativas podem sofrer variáveis. A instabilidade econômica e a demanda do setor de infraestrutura da China, por exemplo, podem interferir diretamente na produtividade e renda da Vale. O país asiático é o maior comprador de minério da empresa e, por isso, a política “Covid-0” e decisões socioeconômicas exercem tanta influência para o mercado de mineração e exportação do Brasil.