A produção e a exportação de minério de ferro no Brasil estão entre as principais atividades econômicas do país. Ao longo deste ano, o setor enfrentou instabilidade produtiva e econômica. Confira as previsões e expectativas para o minério de ferro em 2023.
De acordo com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), as expectativas para a produção do minério de ferro em 2023 são de estabilidade produtiva e econômica em relação ao ano de 2022. De acordo com a indústria, o preço deve variar entre 100 a 110 dólares por tonelada de minério. A CSN reforça, ainda, que a demanda global por minério pode influenciar significativamente e ocasionar queda na produção e exportação brasileira do minério.
A visão do CITI, por sua vez, é mais otimista em relação ao minério. Segundo o banco mais globalizado do mundo, o valor deve ser acima de 100 dólares por tonelada. O CITI também prevê um crescimento da demanda de matéria prima para a produção de aço na China.
Para a Vale, maior mineradora do país, as expectativas são de 310 a 320 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023. A empresa também pretende aumentar os investimentos para a produção em mais de meio bilhão de reais.