A operação foi realizada após denúncias de extração ilegal de terra no bairro Sertão do Ingá, em Ubatuba
Na última quarta-feira (8), a Polícia Militar Ambiental de Ubatuba flagrou atividade ilegal de extração de terra em uma propriedade localizada no Sertão do Ingá. Os militares afirmam que iniciaram a incursão quando ouviram os ruídos das máquinas em operação, pois havia um portão que impedia a visão do local. O operador de uma retroescavadeira, o motorista do caminhão e um “olheiro” fugiram, mas logo foram detidos pela polícia. Um caminhão que transportava terra também foi apreendido na operação.
De acordo com o responsável pelo terreno, a propriedade é familiar e a atividade estava sendo feita para a construção de uma casa. O responsável afirmou que a terra atrapalhava o projeto e, por isso, foi doada em troca do serviço de terraplanagem. Segundo informações da Polícia Ambiental, a atividade causou danos e impactos a uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, uma área comum e a vegetação nativa foram diretamente impactadas.
O proprietário e os autores do crime foram conduzidos pela polícia ao Distrito Policial de Ubatuba, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A PM também elaborou dois Autos de Infração Ambiental e determinou multa de R$1385,00. Toda a documentação relacionada ao caso foi encaminhada à Agência Nacional de Mineração.