Início Brasil Operação da PF destrói balsas utilizadas para garimpo ilegal em terra indígena...

Operação da PF destrói balsas utilizadas para garimpo ilegal em terra indígena no Pará

Além das balsas destruídas, duas pessoas foram presas e três aeronaves foram apreendidas na operação.

Nesta terça-feira (30) foi iniciada uma operação de combate à mineração ilegal de ouro na Terra Indígena Baú, em Altamira (PA). A força-tarefa foi formada pelo Ibama, Polícia Federal, Funai, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério Público Federal.

A Operação Baú destruiu as balsas utilizadas para a extração dos recursos minerais no Rio Curuá e apreendeu três aeronaves, uma delas, no estado de Mato Grosso. Além disso, um cacique Kayapó e o gerente de uma fazenda foram presos por posse ilegal de arma de fogo.

Aeronave apreendida pela Operação Baú. Foto: Divulgação | PF

A operação também cumpre cinco mandados de busca e apreensão na cidade de Novo Progresso (PA) e investiga crimes de usurpação de patrimônio da União, mineração ilegal e associação criminosa. Durante a apuração, 56 garimpeiros que atuam na Terra Indígena Baú foram ouvidos sobre o assunto.

De acordo com a Polícia Federal, os conflitos gerados pelo garimpo ilegal na região não ocorrem apenas entre os Kayapós e os garimpeiros, mas também entre os indígenas, em função da associação de alguns deles na atividade garimpeira.

Leia também: https://cidadeseminerais.com.br/brasil/impactos-da-mineracao-na-vida-dos-povos-originarios-no-brasil/

Sair da versão mobile