Navio da Anglo American com combustível sustentável chega pela primeira vez ao Brasil

Publicado em

A embarcação utiliza como combustível o Gás Natural Liquefeito (GNL) e chegou ao território brasileiro na última segunda-feira (01/05).

O navio MV Ubuntu Loyalt, da Anglo American, realizou sua primeira viagem e chegou ao terminal portuário da Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ) na última segunda-feira (01/05). Esta é a primeira vez que uma embarcação com tecnologia para combustível sustentável ou bicombustível atracou em território brasileiro.

De acordo com a mineradora, o uso do GNL como combustível pode reduzir em 35% as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), se comparado às embarcações movidas ao combustível marítimo convencional.

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos” – aponta Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.

No Porto do Açu, o navio foi carregado com 175 mil toneladas de minério de ferro explorados no projeto Minas-Rio e terá a China como destino final. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) afirma que o porto é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) que movimenta minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade nos berços de atracação, o terminal tem capacidade para receber navios do tipo Panamax e Capesize para carregamentos de até 220 mil toneladas.

WhatsApp Image 2023 05 02 at 11.24.56
Crédito: Leonardo Berenger/Ferroport

O Ubuntu Loyalt faz parte de uma frota de dez navios, dos quais seis já estão em operação pelo mundo. A operação no Porto do Açu foi conduzida Ferroport, a qual funciona como um consórcio entre a Anglo American e a Prumo Logística. Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport, disse que receber a embarcação é um momento memorável e reafirmou o compromisso da empresa com operações seguras e sustentáveis.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios