Minerais críticos e estratégicos são tema do 5º Fórum Estadual Mineral no Rio Grande do Norte

Publicado em

 

O V Fórum Estadual Mineral está sendo realizado desde essa quinta-feira (28) e termina nesta sexta (29), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A temática do evento é a “A importância dos minerais críticos e estratégicos para o desenvolvimento do RN”.

O fórum reúne empresas, investidores, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e agregar valor ao setor mineral do Rio Grande do Norte. O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, tem participação no fórum, que promove debates e apresentações para fortalecer o segmento no estado. Ele esteve na abertura e participou do talk show “Importância dos Minerais Críticos e Estratégicos para o Desenvolvimento do RN”, no qual destaca a necessidade de fortalecer parcerias público-privadas e de adotar uma abordagem integrada para viabilizar a exploração sustentável dos recursos minerais, contribuindo diretamente para o crescimento socioeconômico da região.

Além disso, o gestor compartilha ideias sobre as iniciativas do SGB para mapear e identificar novas áreas de potencial mineral no estado, destacando a importância da inovação científica no setor. “É um momento de troca de experiências entre os profissionais dos setores público e privado, pesquisadores e investidores, discutindo minerais estratégicos como lítio, tântalo e ouro. Reafirmamos nosso compromisso com a inovação, a partir da retomada dos aerolevantamentos geofísicos e dos investimentos nos levantamentos geoquímicos. Os dados gerados por essas atividades vão dar suporte aos mapeamentos geológicos regionais no nosso país, bem como fomentar novas descobertas minerais”, destaca o gestor.

“O evento também é uma ótima oportunidade para a divulgação da nossa Plataforma de Planejamento Geológico (PLANGEO), que tem o objetivo de facilitar o acesso às informações geológicas”, complementa.

Minerais críticos e estratégicos

Considerados fundamentais para a transição energética,  os minerais críticos e estratégicos são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, incluindo eletrônicos, energia renovável e defesa. Assim, a compreensão dos minerais críticos e estratégicos é essencial não apenas para os profissionais do setor, mas também para todos que dependam de suas aplicações indiretas.

Países que possuem grandes reservas desses recursos muitas vezes desfrutam de vantagens econômicas e geopolíticas significativas. Clique e saiba mais sobre o tema.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios