O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade relativa do ar para os próximos em Minas Gerais e mais 15 estados, além do Distrito Federal. A baixa umidade do ar pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O órgão orienta a ingestão de bastante líquido, não fazer atividades física e evitar exposição ao sol em horários mais quentes do dia. Além disso, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
Antes do final da primavera, previsto para o próximo dia 23 de setembro, as temperaturas já estão bastante elevadas e os dias ensolarados na maior parte do país, com temperaturas acima do normal para o período. Os meteorologistas atribuem o fenômeno a um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período.
Os meteorologistas ainda preveem o ápice do calor para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro. Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem ter temperaturas próximas dos 40oC, segundo o Climatempo.
Veja lista de estados afetados pelo calor intenso:
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins