O acordo firmado entre Gerdau e Nova Transportadora do Sudeste (NTS) tem objetivo de transportar e fornecer gás natural para a siderúrgica localizada em Minas Gerais.
A Gerdau é uma empresa gaúcha que se instalou no mercado com uma fábrica de pregos. Atualmente, a siderúrgica é a maior produtora de aço do Brasil e possui 32 unidades no país. A NTS, por sua vez, é uma transportadora de gás natural do Sudeste brasileiro que possui sistemas de gasodutos entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
A assinatura do acordo entre as empresas assegura fornecimento de gás natural para as atividades industriais da Gerdau em Ouro Branco, região central de Minas Gerais. O transporte do gás entre as duas empresas será feita em ambiente livre e, para muitos especialistas, representa uma abertura no mercado brasileiro do gás. De acordo com a diretora global de suprimentos da Gerdau, Flávia Souza, a iniciativa mostra o pioneirismo da empresa em um mercado energético mais sustentável.
Para a Nova Transportadora do Sudeste, o acordo reflete o projeto de expansão da empresa. Segundo o diretor comercial da NTS, Helder Ferraz, a empresa está preparada logisticamente para o abastecimento da siderúrgica. Além disso, o acordo pode representar uma grande vantagem estratégica para o setor industrial no Brasil.