Uma empresa representada na Exposibram 2023 e que traz soluções para o mercado da mineração é a Morfo, especializada na reconstrução de florestas nativas. A empresa trabalha na recuperação de áreas degradadas pelas atividades minerárias, utilizando técnicas específicas a partir de novas tecnologias.
A organização usa drones para reconhecimento do solo, semeadura das espécies e monitoramento da progressão da área a ser restaurada. A técnica é aplicada em quatro projetos-piloto localizados no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia.
CEO e sócio-fundador da empresa, o francês Adrien Pages exaltou o evento e falou sobre a participação da Morfo: “Estamos aqui trazendo conhecimento, tecnologia e ciência para otimizar e restaurar impactos ambientais e sociais. Estamos muito felizes com as oportunidades que estamos tendo de desenvolver nossos projetos”, disse à MM Advocacia, parceira do CidadesMineradoras.com.br na cobertura da Exposibram 2023.
O representante da Morfo no Brasil, Roberto Queiroz, destaca os objetivos da empresa no país: “Fazer escala dos projetos de reflorestamento, tanto para mineradoras como para empresas da indústria de carbono. Querermos, basicamente, alinhar toda essa estrutura técnica e científica, usando as novas tecnologias que temos ao nosso alcance”.
Atuação
O Brasil é visto pela Morfo como área estratégica, principalmente pelo potencial de recuperação da Mata Atlântica. A empresa desenvolve processos de reflorestamento em várias etapas, com foco principalmente em regiões tropicais e subtropicais. Contam com expertise para atuar em áreas de difícil acesso.
De acordo com os representantes da empresa, no curto prazo, os objetivos comerciais da Morfo estão focados em atores de compensação de carbono, de mineração, sejam em projetos de instituições públicas ou governamentais.
Um dos destaques no portfólio é o projeto executado no Gabão (foto), em colaboração com a Eramet, empresa líder francesa na indústria mineradora. Lá trabalharam na restauração de ecossistemas florestais pós-mineração. Informações sobre esse e outros trabalhos estão no site da empresa.
Outras iniciativas de sustentabilidade são temas de painéis, palestras e da feira da Exposibram 2023. Saiba mais.