O grafeno é um material composto por átomos de carbono considerado o mais forte e mais fino conhecido no mundo. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre grafeno e sua utilização no setor industrial.
O grafeno é um material leve, fino, resistente, maleável além de ser um ótimo condutor de eletricidade e de calor. De acordo com o relatório feito pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) em 2012,o mercado do grafeno deverá ser um dos mais rentáveis no mundo. O DNPM também afirma que o material pode atingir 1 trilhão de dólares em apenas 10 anos.
Utilização e aplicabilidade
A exploração de grafeno ainda passa por diversos estudos e testes, os quais são feitos a fim de viabilizar e reduzir o alto custo de produção. O grafeno pode ser utilizado em diversos setores industriais: energético, eletrônico, construções civis, automobilístico e até na medicina. Muitos especialistas acreditam que o grafeno pode revolucionar o setor industrial. O fato de ser cerca de 200 vezes mais forte e resistente do que o aço, o grafeno também desafia as siderúrgicas no mundo inteiro.
No Brasil, existem grandes reservas de grafita, material do qual se extrai o grafeno. De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) o Brasil é o segundo maior produtor de grafita do mundo. As regiões de maior potencial estão no sul do país e nos estados de Minas Gerais, Ceará e Bahia. Devido à abundância da matéria prima em território brasileiro, muitos estudos estão sendo desenvolvidos. Em São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie é sede do primeiro laboratório direcionado à pesquisas com grafeno da América Latina, o MackGraphe.
Algumas empresas já possuem projetos de utilização do grafeno em seu processo produtivo. A Marcopolo, por exemplo, divulgou que utilizará o material para substituir o aço em sua nova unidade. Saiba mais em: https://cidadeseminerais.com.br/nova-fabrica-da-marcopolo-ira-substituir-aco-por-grafeno/