Comissão externa da Câmara realiza audiência para debater rompimentos de barragens

Publicado em

O comitê externo instituído pela Câmara dos Deputados, para acompanhar rompimentos de barragens e renegociações de danos, realizará audiência pública na próxima terça-feira (19).

A pedido do deputado Rogério Correia (PT-MG), Coordenador da Câmara Colegiada, o debate está marcado para acontecer no 6º plenário, às 14h.

Veja o que será debatido na audiência pública sobre rompimentos de barragens

A Comissão acompanha o desenvolvimento de crimes socioambientais nos municípios de Mariana (2015) e Brumadinho (2019) no estado de Minas Gerais após os rompimentos de barragens de rejeitos de minério de ferro. O desastre matou quase 300 pessoas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e causou graves perdas socioeconômicas.

O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco Mineração, no estado de Mariana, matou 19 pessoas e causou enormes impactos econômicos, sociais e ambientais no Vale do Doce, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O rompimento da barragem Córrego do Feijão da Vale, em Brumadinho, matou mais de 270 pessoas e afetou a bacia do rio Paraopeba, afluente do rio São Francisco.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) media a renegociação do acordo desde 2021, após o fracasso da Fundação Renova, que representa as mineradoras Samarco e Vale, em pagar indenizações.

No final de novembro, o Conselho aprovou o relatório do deputado Helder Salomão (PT-ES), que apresenta recomendações para ajustes no Acordo de Compensação de Crimes Socioambientais de Mariana.

A comissão agora se concentra na criminalidade socioambiental em Brumadinho, outras barragens do país em risco de rompimento, na proteção de povos e comunidades tradicionais e no aprimoramento da legislação.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios