Juiz de SP decreta falência da Buritirama Mineração após ação judicial

Publicado em

Um juiz de São Paulo declarou a falência da Buritirama Mineração, empresa especializada em manganês e na exploração de novos recursos minerais no estado de Minas Gerais.

A empresa possui ainda recursos de operações de mineração no estado, mais especificamente na cidade de Dores do Indaiá, no centro-oeste do estado, mas o negócio não é 100% da mineradora.

A provedora de serviços holandesa C. Steinweg Handelsveen (América Latina) entrou com pedido de falência há cerca de um ano, com US$ 5,075 milhões em dívidas pendentes para a mineradora brasileira.

O juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, da 2ª Vara da Insolvência e Recuperação Judicial, fixou o prazo legal de 90 dias a partir da data do primeiro ajuizamento ou protesto.

Conheça a Buritirama Mineração

Com sede em São Paulo, a empresa é a maior mineradora de manganês do Brasil com atuação na região do Malabar. A maioria dos produtos é enviada para diversos mercados, principalmente a China. A Steinweg é uma empresa holandesa que atua na navegação marítima.

Além disso, desde 2021, a mineradora está em disputas judiciais com alguns bancos credores, principalmente o Santander, por uma dívida de mais de 1 bilhão de reais.

Atualmente, a Buritirama Mineração tem capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas/ano. A empresa possui grandes reservas de manganês no estado brasileiro do Pará. Outras fábricas estão localizadas justamente nos estados que a empresa pretende avançar nos próximos anos.

Segundo a empresa, as jazidas têm reservas médias, mas têm capacidade de expandir significativamente a produção nos próximos anos. Tomando Minas Gerais como exemplo, os campos de investimentos nacionais são muito diversificados, que após pesquisa, escolherão áreas com maior potencial para projetos operacionais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios