A Bahia é, atualmente, a maior produtora de níquel e a terceira maior produtora de cobre do País. Esses minérios são as principais matérias primas utilizadas no setor automobilístico, principalmente, para a produção de baterias.
Recentemente, a maior fábrica de carros elétricos do mundo, a BYD Auto, instalou 3 fábricas no estado da Bahia e aumentou de forma expressiva a demanda por minério na região.
A principal causa para o crescimento da demanda é a chamada “Transição Verde”, uma medida de sustentabilidade que visa reduzir os motores a combustão e substituir os carros convencionais por carros elétricos. O objetivo central desta transição é reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a poluição do ar. Segundo Raul Jungmann, “o futuro da descarbonização passa pela Bahia”.
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antônio Carlos Tramm, ressaltou a importância dessa relação estabelecida entre a empresa e o estado da Bahia para a economia. Os investimentos foram focados no setor de pesquisa e as estimativas para os próximos anos é de aumento constante de demanda e produção, principalmente do cobre.