Consciente da importância da água, a Anglo American se destaca por liderar iniciativas que promovem o uso sustentável desse recurso, reafirmando seu compromisso com a preservação ambiental.
Nas operações de níquel em Goiás, impressionantes 90% da água utilizada é recirculada. Já no projeto Minas-Rio, voltado para a extração de minério de ferro, esse número chega a 70%. Essas ações estão inseridas no Plano de Mineração Sustentável da empresa, que segue os princípios ESG e busca aumentar a eficiência no consumo e na conservação hídrica.
A Anglo American também investe na recuperação de nascentes, especialmente na bacia do Rio Santo Antônio, em Minas Gerais. Em colaboração com o Instituto Espinhaço, 23 nascentes e 8 mil metros quadrados de áreas de preservação permanente estão sendo restaurados. As iniciativas incluem o plantio de espécies nativas, cercamento das áreas e capacitação em educação ambiental. Esse trabalho foi reconhecido pela UNESCO como um projeto exemplar em eco-hidrologia, sublinhando sua importância global.
200 m³ de água são reutilizados diariamente
Outro projeto significativo é o programa de reuso de água, que foi iniciado em 2022 em parceria com o Porto do Açu. Atualmente, são reutilizados 200 m³ de água diariamente, com planos futuros para tratar e reaproveitar até 30 mil m³ por dia, evitando descartes no mar.
Além disso, a Anglo American apoia o programa Juntos pelo Araguaia, um projeto dedicado à preservação de nascentes, recuperação de florestas e implementação de saneamento básico. No Brasil, a empresa protege cerca de 32 mil hectares dos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, reforçando seu papel na conservação dos recursos hídricos.
Essas iniciativas refletem o compromisso da Anglo American com um futuro sustentável, onde a preservação da água é uma prioridade. Cuidar do presente é garantir um amanhã melhor.