Faltando 328 dias para as eleições nos EUA, os republicanos da Câmara aprovaram a abertura do processo de impeachment de Joe Biden na noite de quarta-feira (13).
Após uma votação acirrada (221 a 212), o Congresso decidiu abrir uma investigação sobre as suspeitas de que Biden usou sua influência como vice-presidente de Barack Obama (2009-2017) para permitir que seu filho Hunter Biden se envolvesse em atividades ilegais. Negócios na China e na Ucrânia.
Impeachment de Joe Biden é improvável, mas a investigação pode tornar-se uma dor de cabeça
O caso sobre o impeachment de Joe Biden surge no final de uma longa investigação liderada pelos republicanos que, segundo analistas, não conseguiu recolher nada que se aproximasse de um crime grave ou contravenção.
Os democratas denunciaram o processo como um movimento com motivação política e a investigação é necessária para evitar que medidas legais propostas pela Casa Branca impeçam a continuação da investigação.
Os líderes republicanos adiaram a votação sobre a questão durante meses porque muitos deles têm reservas em avançar sem provas conclusivas de que Biden fez algo errado.
Mas a aprovação de quarta-feira mostrou uma mudança no cenário político: a abertura da investigação foi aprovada por 221 votos a 212, com todos os republicanos votando a favor e todos os democratas se opondo.
O impeachment de Joe Biden é improvável, mas a investigação pode tornar-se uma dor de cabeça para a Casa Branca antes das eleições presidenciais de novembro de 2024.