O Norte de Minas ganhou uma nova Usina Fotovoltaica com capacidade de abastecer 850 mil residências. A inauguração ocorreu nessa quinta-feira (9), em Várzea da Palma.
De acordo com o Governo de Minas, a usina tem capacidade instalada de 662 megawatt-pico (MWp) e conta com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos distribuídos em uma área de 1.142 hectares. A unidade, batizada com o nome de Hélio Valgas, é a quinta maior usina de energia solar fotovoltaica do Brasil.
O empreendimento é do Grupo Comerc Energia e gerou cerca de 1,7 mil empregos diretos durante a construção, muitos deles ocupados por trabalhadores locais.
Inauguração reuniu lideranças políticas no Norte de Minas
A secretária de Estado Adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, participou da inauguração e destacou a importância de empreendimentos que geram empregos para os mineiros e ainda contribuem para a geração de energia renovável.
O evento contou ainda com a participação de parlamentares mineiros, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, do prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro de Abreu, além de representantes da empresa e membros da sociedade civil.