Localizado no interior do Pará, ao norte do país, Canaã dos Carajás é um município muito importante para a atividade mineradora do Brasil. Leia a matéria abaixo e saiba mais sobre os 40 anos de História e Tradição do município.
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Canaã dos Carajás possui 19.103 habitantes. O nome do município carrega uma dimensão religiosa e cultural: Canaã significa “Terra Prometida” e Carajás, por sua vez, é o nome do maior povo indígena da região na qual a cidade surgiu.
Canaã dos Carajás nasceu de um projeto de assentamento agrícola realizado pelo Grupo Executivo das Terras Araguaias-Tocantins (GETAT) em 1982. O assentamento era diretamente relacionado ao “Projeto Grande Carajás” feito no contexto da ditadura militar com o objetivo de aumentar a produtividade agrícola e investir em exploração mineral na região.
Em 1994, Canaã dos Carajás foi emancipado politicamente. Na época, o município tinha grande parte da sua economia proveniente das atividades agrárias como plantio de arroz e pecuária. A descoberta de jazidas minerais e a exploração da Mina do Sossego em 1997, fez com que o município se tornasse um dos maiores centros de mineração do Brasil, com destaque para exploração e beneficiamento de cobre, níquel e ferro.
A mineração impulsionou fortemente o crescimento econômico, estrutural e populacional de Canaã dos Carajás. No ano de 2020, o município registrou o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do país, com valor de R$ 591.101,11.
Cultura e Turismo em Canaã dos Carajás
A cidade conta com elementos culturais típicos da região como danças, celebrações indígenas, Boi-Bumbá, Carimbó e Congado. A Casa de Cultura é um centro cultural que realiza projetos sociais de resgate histórico e atividades gratuitas para a população. A Casa faz parte do Instituto Cultural Vale, projeto da mineradora que detém maior parte da exploração e produção mineral em Carajás.
Já na esfera turística, Canaã dos Carajás possui alguns pontos de destaque como a Cachoeira do Goiano, o Bosque Gonzaguinha, o Parque Veredas e o Lago dos Buritis. Carajás é riqueza histórica e cultural para o norte e para o Brasil.