A Usiminas divulgou comunicado informando que o Alto Forno 3 de Ipatinga deverá reiniciar as operações nos próximos dias. O forno estava passando por reformas desde abril.
No comunicado, a siderúrgica enfatizou que o processo produtivo pode produzir tanto ruídos audíveis quanto emissões perceptíveis que podem afetar a comunidade próxima.
No entanto, a empresa garantiu que está tomando todos os cuidados necessários e adotando medidas para diminuir o incômodo à comunidade e garantir a segurança.
As equipas técnicas realizaram um planeamento extensivo para garantir que estas medidas sejam implementadas de forma eficaz.
Segundo comunicado da empresa, o Alto Forno 3 recebeu impressionantes R$ 2,7 bilhões em investimentos. Esses investimentos têm sido orientados para incorporar sistemas contemporâneos de produção e controles ambientais avançados.
Confira o comunicado na íntegra da Usiminas
“A Usiminas informa que realizará nos próximos dias as manobras para reacender o Alto-Forno 3. Esse processo poderá gerar ruídos e emissões visíveis para a comunidade vizinha à usina. Todas as medidas de mitigação do incômodo e procedimentos para garantir a segurança estão sendo adotados, seguindo um amplo planejamento das equipes técnicas. O Alto-Forno 3 recebeu R$ 2,7 bilhões em investimentos, que incluem sistemas mais modernos de produção e novos controles ambientais”