Mais de 100 pessoas, entre alunos e servidores, da Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, cidade localizada em área de influência da mineração, a 55 km de Itabira, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar nesta quarta-feira (18). Alunos e servidores passaram mal por volta das 11h30, após ingerirem purê de batata e salpicão. Porém, a causa do problema só poderá ser confirmada após o resultado de exames.
Segundo testemunhas informaram à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, os alunos começaram a apresentar os sintomas depois de consumirem a merenda escolar, tendo diarreia, vômitos, enjoo e dor de barriga. Eles foram socorridas por ambulâncias da prefeitura e Bombeiros voluntários e em seguida encaminhadas para unidades de saúde da região. Ninguém ficou em estado grave e todos já tiveram alta.
A instituição atende alunos entre 14 e 17 anos e as aulas foram suspensas durante a tarde. Nesta quinta-feira a unidade permanece fechada. Amostras da merenda foram colhidas para serem encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. A vigilância sanitária compareceu ao local para fazer uma inspeção.
Intoxicação de mais de 100 pessoas é apurada
A Prefeitura de São Domingos informou que prestou assistência médica aos alunos e servidores da escola e que a vigilância Sanitária apura as causas da intoxicação. A Escola Estadual Marques Afonso lamentou o fato e informou que vai continuar tomando as devidas providências.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) também se manifestou, por nota, informando que toma as providências necessárias para apurar o caso. A suspeita é de que o calor excessivo tenha influenciado para estragar a comida. Os termômetros da cidade registraram 34o na data do problema.