A Fundação Renova está com inscrições abertas para o Projeto de Formação de Lideranças Jovens em Minas Gerais e do Espírito Santo. A ação é voltada para a promoção da participação juvenil no processo de preservação e restauração ambiental na bacia do Rio Doce, contaminado em 2015 pela lama de rejeitos da Samarco no rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.
O projeto, segundo a Fundação Renova, estimula a atuação dos jovens para a consciência e a educação socioambiental. Podem se inscrever gratuitamente jovens entre 15 e 29 anos que comprovem vínculo de moradia, trabalho ou estudo em um dos 41 municípios da bacia do rio Doce. Ao todo, serão disponibilizadas 800 vagas, divididas entre os estados. Os aprovados receberão auxílio participação de R$485,00 durante 13 meses, mediante presença nas atividades do projeto.
O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC).
De acordo com a Fundação Renova, o projeto engloba um curso que ensinará, entre outras atividades, ações como elaboração e execução de projetos voltados para a educação ambiental, cultura ecológica e revitalização e restauração da fauna e flora da bacia do Rio Doce.
Experiências na Fundação
O educador Vinícius Tinte Mendonça participou do Projeto Formação de Lideranças Jovens no ano passado e fará parte do quadro de professores neste ano. Vinícius foi um dos responsáveis por desenvolver o projeto “Vem com a Música”, criando um grupo de canto em Bugre com os jovens da cidade.
“Quando participei do projeto foi uma ótima oportunidade para realizar ações que vão além da lama. Fiz parte das Lideranças Jovens, porque me interessei em estar dentro de um projeto social que ajudasse a promover um pouco da devolução de dignidade para as pessoas da minha comunidade”, relata.
“O grande intuito do projeto é implantar medidas de educação ambiental. Um processo de sensibilização, mobilização, participação e, principalmente, engajamento e empoderamento dessas comunidades que estão envolvidas nesse processo de preservação e restauração ambiental. Uma nova forma de relação com a natureza e seus recursos”, explica o analista do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce da Fundação Renova, Igor Moreira
Como participar
As atividades presenciais e online estão organizadas em três etapas: Formação teórica e prática; Mentoria para a elaboração de projetos e, por fim, Implementação de projetos.
Minas Gerais – Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce
Instituição parceira: Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA)
Inscrições: de 27/09/2023 até o dia 30/10/2023.
Locais: Alpercata, Barra Longa, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Córrego Novo, Conselheiro Pena, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galileia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Mariana, Naque, Periquito, Pingo D’Água, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Santana do Paraíso, Santa Cruz do Escalvado, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga.
Site para inscrições: https://fgpa.org.br
Espírito Santo – Projeto Lideranças Jovens – Seja protagonista da sua história
Instituição parceira: Plan Soluções
Inscrições: de 27/09/2023 até o dia 23/10/2023.
Locais: Aimorés, Itueta e Resplendor, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz.
Site para inscrições: www.liderancasjovens.com.br