O alumínio é um dos metais mais utilizados nas indústrias do mundo todo. Saiba mais sobre o processo de produção do alumínio na matéria abaixo.
O alumínio é caracterizado por sua alta flexibilidade, resistência à corrosão e versatilidade. O metal é obtido a partir da Bauxita, um mineral encontrado com abundância em solo brasileiro. Após ser extraída, a bauxita passa pelo beneficiamento, processo no qual o material argiloso que envolve a rocha. Depois do beneficiamento, a bauxita é submetida ao processo de refino, no qual é feita a separação do óxido de alumínio (ou alumina) para a produção dos lingotes e chapas de aço moldado.
O alumínio é uma matéria prima que se faz presente em diversos objetos e instrumentos do nosso cotidiano e também é muito utilizado nas indústrias siderúrgicas, automobilísticas, eletrônicos e muito mais. Além disso, o metal possui um enorme potencial de reciclagem, ou seja, o alumínio pode passar por vários processos de reciclagem sem perder suas propriedades naturais.
Cenário da produção de alumínio no Brasil
A produção de alumínio no Brasil tem seus primeiros registros no ano de 1917 com a Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio (CPAA). Atualmente, o país é o 6° maior produtor do mundo e cerca de 90% das áreas de exploração da bauxita estão localizadas no estado do Pará (90%).
De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), as expectativas para 2022 eram de aumento na produção de alumínio no Brasil. Dados da Companhia Brasileira do Alumínio mostram que houve aumento expressivo do lucro no primeiro trimestre deste ano, somando 511 bilhões de reais.