Gerdau mobiliza Brigada Florestal na prevenção de incêndios em 30 municípios

Publicado em

 

Maior empresa brasileira produtora de aço, a Gerdau anunciou que está cooperando com ações de prevenção e conscientização no combate a incêndios florestais em Minas Gerais. A empresa intensificou os trabalhos da Brigada Florestal, com sede em Três Marias, para ampliar a sua atuação de forma preventiva em mais de 30 municípios mineiros do entorno.

De acordo com a Gerdau, para evitar os incêndios florestais, é utilizada no monitoramento uma central de inteligência com câmeras de vigilância que cobrem 60% de ativo, além de um canal de comunicação com a comunidade e de outros recursos de emergência, como rádios. A central está conectada a observadores florestais e à equipe de vigilância patrimonial, que protegem as fazendas de eucalipto e as florestas nativas.

A equipe de brigadistas conta com todos os recursos necessários, como caminhões pipas, motoniveladoras, veículos leves adaptados para combate rápido e até aviões com espumas retardantes de chamas, segundo a empresa. A companhia atribui ao desconhecimento e à baixa percepção de riscos os potenciais fatores dos incêndios florestais, principalmente durante o período seco, entre junho e outubro.

O gerente de Viveiro e Silvicultura da Gerdau, Bernardo Alves Pereira, na diz que na maioria das vezes, a prática inconsequente da utilização do fogo é o maior criador de incêndios, inclusive atravessando propriedades e áreas de preservação.

“Por isso, a Brigada tem grande importância no caráter prevencionista. Uma sociedade consciente evita o desmatamento das florestas, mantém a estrutura do solo, protege o balanço hídrico do ambiente e até evita a extinção de espécies animais e vegetais.  Em caso de incêndio florestal nas áreas da Gerdau e entornos, as pessoas podem ligar para a Brigada Florestal da Gerdau pelo telefone 0800 722 3310”, conclui o gerente.

Campanha da Amif

A Gerdau é uma das mais de 40 empresas a aderir à campanha da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) para realização de novas ações de prevenção e combate a incêndios. Intitulada “Queimar Te Queima”, a ação tem como objetivo conscientizar a população dos perigos causados pelo fogo descontrolado, sobretudo em períodos mais secos do ano. A campanha conta com a adesão de 22 empresas associadas à AMIF e de 24 apoiadoras do setor público e privado.

De acordo com a presidente da Amif, Adriana Maugeri, a ideia é despertar em todos os cidadãos um senso de responsabilidade com relação aos incêndios, pois as consequências de uma área em chamas são sofridas até mesmo por quem está a quilômetros de distância.

“Os incêndios florestais causam muito mais do que as óbvias perdas da nossa biodiversidade. Eles causam prejuízos para os agricultores, o que acarreta aumento no preço dos alimentos. Além disso, causam queda de energia, o que gera uma cadeia de danos para a sociedade, como interrupção de atendimentos médicos, escolares, bombeamento de água e muitos outros serviços. É por isso que a campanha se chama ‘Queimar Te Queima’, porque os incêndios queimam todos nós, direta ou indiretamente”, afirma Maugeri.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios