Após comemorar o sucesso de público e reconhecimento, a Exposibram 2023 celebra o excelente resultado na geração de parcerias para o segmento da mineração. As 22 mineradoras que participaram da Rodada de Negócios da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração firmaram a expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. O evento é considerado o maior da mineração no Brasil e foi realizado entre os dias 28 e 31 de agosto em Belém, no Pará, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram atrai interesse de fornecedores e mineradoras em estabelecer relações comerciais. Na Rodada de Negócios, realizada durante dois dias, as mineradoras participantes puderam conhecer com mais profundidade o trabalho, produtos e serviços dos fornecedores e, principalmente, as inovações. Além de rodadas presenciais, o espaço contou com rodadas virtuais envolvendo 53 compradores e mais de 200 fornecedores cadastrados e selecionados.
“A gente se inscreveu, entendeu a dimensão e viu o quão fantástico é. Não só para a gente, que está há 13 anos no mercado, mas também para empresas menores. Tivemos a oportunidade de conversar com uma empresa que a gente focava muito e não tinha tido a chance e fomos convidados para a Rodada de Negócios por ela. Finalmente saiu aquela reunião tão esperada há mais de 10 anos, sabe? Aconteceu!”, revela a sócia da Prev Fire, Paula Santiago. A empresa trabalha com prevenção e atendimento de emergência.
Já o comprador representante da mineradora Alcoa, Leonardo Reche, foi ao evento com foco em desenvolver novos fornecedores para soluções inovadoras. Na Rodada de Negócios, por meio de parceria entre o Sebrae e o departamento de compras da mineradora, ele conseguiu angariar um número de fornecedores mais robusto: “A Exposibram, por ser um evento internacional, faz com que tenhamos acesso a fornecedores de maior porte, sem deixar de lado a nossa atuação local também”.
Melhor estande
Durante o evento foram premiados os três melhores estandes da feira, de acordo com critérios que levaram em consideração se o expositor cumpriu todas as regras da organização desde o dia da montagem e se contribuiu ativamente para o entendimento de atividades envolvidas na mineração. Para ser premiado, o expositor precisou ter utilizado materiais recicláveis na construção do estande e ter garantido acessibilidade.
Foram escolhidos os melhores estandes em votação do público (Enaex), dos próprios expositores (Cidade limpa ambiental) e da organização (Vale e MRN – empate).
Na área de exposição da edição 2023 foram 3.500m² metros quadrados distribuídos em estandes de empresas nacionais e estrangeiras, o que, para o Ibram, representou uma grande vitrine para os produtos e serviços de mineração.
Já o Congresso contou com 1.707 congressistas, entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas, e 150 painelistas distribuídos em 33 painéis. O evento recebeu nos quatro dias 21.650 pessoas.
“Realizar a Exposibram no Pará é sempre gratificante, já que a região amazônica atrai os olhares de todo o mundo. O evento foi um sucesso, não apenas pelas estatísticas, mas, sobretudo, pelas interações entre os que participaram da feira internacional de negócios e do Congresso Brasileiro de Mineração”, avalia o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann.
A Exposibram 2023 teve apoio institucional e cobertura da Revista e Portal CidadesMineradoras.com.br, em parceria com a MM Advocacia Minerária.