O cobre foi um dos primeiros metais a ser descoberto e explorado pelo homem. Há registros históricos de objetos feitos com cobre que datam 8 mil anos antes de Cristo. Além de ser o metal com maior condução de energia e calor entre os metais comercializados atualmente, o cobre é o terceiro metal mais utilizado no mundo.
Por ser um metal maleável, reciclável e versátil, muitos setores têm o cobre como matéria prima. Ele é utilizado principalmente na geração e transmissão de energia elétrica, na produção de equipamentos eletrônicos e no setor de transporte. Além disso, o cobre também é usado na produção de peças artesanais e esculturas artísticas, como a famosa Estátua da Liberdade.
O Brasil é considerado um dos maiores exportadores de cobre do mundo. As áreas de extração do metal estão centradas nas regiões do Pará e de Goiás, tendo a maior concentração de produção em Carajás.
Após a instabilidade e queda do preço do cobre em razão da pandemia, o Brasil bateu recorde de produção no 2° trimestre de 2022. De acordo com o site, Brasil Mineral, foram produzidas quase 13 mil toneladas. No entanto, o valor do cobre no mercado mundial tem passado por enfraquecimento devido às constantes mudanças socioeconômicas no setor industrial.