O Departamento Estadual de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER) deve instalar essa semana dois radares de controle de velocidade na MG 383, na zona rural de Congonhas, importante cidade mineradora da região Central de Minas. Os equipamentos serão para a região do Pequeri, para atender a uma reivindicação antiga dos moradores. Eles reclamam dos riscos e do aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais, provocados pelo crescimento do tráfego na rodovia.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza (Dinho), realizou uma articulação política para tentar resolver o problema e obteve resposta positiva do DER-MG. O órgão se comprometeu a instalar os equipamentos e já realizou uma visita técnica para análise da demanda.
De acordo com a Prefeitura, entre os pontos mais críticos está a curva do km 08. Na região existem entradas que dão acesso a restaurantes, pesque-pague e sítios muito movimentados.
O prefeito espera que os radares permitam reduzir e prevenir acidentes no trecho, dando mais segurança e tranquilidade para quem transita pela rodovia. “Estamos muito felizes, pois a resposta do DER foi muito rápida. Em menos de dois meses estamos vendo os equipamentos sendo instalados e queremos compartilhar nossa satisfação com a comunidade”, comentou o prefeito.
“Aqui era perigoso demais, até para nós que estávamos acostumados a entrar e sair toda hora. A maioria das vezes tínhamos que ir [bem mais] abaixo pra contornar e fugir do perigo. Esse radar foi uma benção. Se não fosse com a ajuda da Prefeitura não teríamos conseguido essa benfeitoria”, comentou o morador Antônio Pereira de Souza, dono de um pesque-pague na região.