Atualizado às 16h30
Faleceu na madrugada quarta-feira, 28 de junho, aos 90 anos, José Hosken, um dos políticos mais notáveis do Médio Piracicaba no final do Século XX. Conhecido popularmente por Juca Hosken, ele foi um dos principais agentes na emancipação de Catas Altas, pela Lei nº12. 030, de 21 de dezembro de 1995. Ele foi também o primeiro prefeito da cidade, antes distrito de Santa Bárbara, desde 1839.
Hosken ocupou a presidência da Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi) de junho a dezembro de 2004, após seu antecessor, Carlos Moreira, se afastar do cargo para se recandidatar a prefeito de João Monlevade. Entre vários feitos, Juca Hosken ficou conhecido por articular a reforma da fachada de todo o casario colonial do município, o que colocou a pequena cidade mineradora, de pouco mais de 5 mil habitantes e já conhecida por abrigar o Santuário do Caraça, ainda mais consolidada no mapa do turismo em Minas.
Na manhã desta quarta-feira o corpo é velado em Santa Bárbara e o sepultamento está previsto para as 17h30, em Catas Altas. A causa da morte ainda não foi divulgada.
A Prefeitura de Catas Altas decretou luto oficial e publicou uma nota de pesar pelo falecimento de Juca Hosken:
“A Prefeitura de Catas Altas manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. José Hosken, carinhosamente chamado de Seu Juca, ex-prefeito do nosso município.
Seu Juca deixa um legado de muito trabalho e contribuição para o desenvolvimento de Catas Altas, sendo fundamental no processo de emancipação do município. Como primeiro prefeito da cidade, desenvolveu importantes projetos e obras que ajudaram a construir Catas Altas.
Neste instante de dor, em que recordamos todos os momentos felizes vividos junto a ele, nos solidarizamos com os familiares e amigos e expressamos nossas mais sinceras condolências.
Informamos que o velório acontecerá na sede da Prefeitura a partir de 14:30 e o sepultamento a partir de 17:30.”