Abundância em água e natureza exuberante
A região foi explorada, no final do século XVII, por bandeirantes paulistas, chefiados por Fernão Dias Paes Leme, em busca do ouro de Minas. Nessa época, foram fundados os povoados de São José do Paraopeba, Piedade do Paraopeba, Aranha e Brumado do Paraopeba – também conhecido como Brumado Velho. Sendo emancipada em 1938, a cidade de Brumadinho teve origem no início do século XX, graças à visita e permanência de viajantes para trabalhar na região, depois que foi construída a linha férrea e a Estação Ferroviária.
Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brumadinho tem sua população estimada em 40 mil habitantes. É um dos municípios mais importantes do Estado de Minas, tendo destaque pelo turismo natural, com cachoeiras, montanhas e uma vasta área verde.
Graças ao relevo montanhoso e à ampla extensão do município, Brumadinho se destaca pelos seus grandes mananciais de água. Sua riqueza hídrica é tão grande que um quarto da água que abastece a região metropolitana vem dos seus mananciais. O município possui, ainda, uma grande reserva de água mineral, que é explorada pela empresa Hidrobrás, sendo vendida no mercado sob a marca “Ingá”.
Quando o assunto é economia, o município tem sua base sustentada pela exploração mineral, especialmente pela atuação da mineradora Vale, mas, conta também, com o turismo e a agricultura local.
Em janeiro de 2019, o município sofreu com o rompimento da barragem do córrego do Feijão, matando um total de 270 pessoas. A barragem, que tem como objetivo conter os rejeitos de minério de ferro, foi construída pela mineradora Ferteco Mineração e adquirida pela mineradora Vale.