Samarco chega a 20 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro produzidas

Publicado em

 

Conhecida mundialmente como protagonista do desastre da barragem de Fundão, em Mariana, por contaminar o Rio Doce, destruir o distrito de Bento Rodrigues e causar a morte de 19 pessoas em novembro de 2015, a mineradora Samarco apresenta resultados expressivos em sua recuperação. A empresa atingiu, na última semana, a marca de 20 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro produzidas, desde a retomada de suas operações em dezembro de 2020. A companhia reiniciou os trabalhos sem a utilização de barragens de rejeitos e prevê alcançar 60% da capacidade produtiva a partir de 2025.

No período, foram embarcados 200 navios, segundo relatórios da empresa. “Avaliamos esse desempenho de uma forma positiva para o nosso negócio. A continuidade das operações também é uma oportunidade para que possamos compartilhar valor com a sociedade. Para esse ano a expectativa é que a nossa produção atinja cerca de 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, o que significa um incremento de 10% com relação ao volume produzido nos dois anos anteriores. As boas práticas nos mostram que é possível fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável, conforme o nosso propósito”, destaca o diretor de Operações, Sérgio Mileipe.

Segundo o gerente-geral Comercial e Marketing, Renato Pereira, a Samarco consolidou seu retorno ao mercado desde a retomada operacional:  “Mais do que números, além de concretizarmos a estabilidade operacional da empresa, restabelecemos e estreitamos ainda mais as relações com nossos clientes. Fornecemos produtos de elevada qualidade cujo valor agregado proporciona maior eficiência e performance na produção de aço, contribuindo também para a redução de gases de efeito estufa, como o CO2″, ressaltou Renato.

Atuação global

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), além de suprirem o mercado interno, os produtos da Samarco integram a cadeia produtiva de grandes siderúrgicas da Europa, Oriente Médio, Norte da África e Américas. A previsão é de que a retomada total da capacidade produtiva seja alcançada de maneira segura até 2028. Somente para 2023, os investimentos da empresa alcançam R$ 1,6 bilhão. Além da sustentação do negócio, os recursos são destinados ao projeto de descaracterização da cava e da barragem de Germano, obras em estágio avançado, e a projetos de inovação.

Desde o rompimento da barragem de Fundão, a mineradora vem realizando ações de reparação ao meio ambiente e comunidades atingidas por meio da Fundação Renova. A entidade atua a partir de acordo feitos com a justiça, controlando os recursos destinados às ações reparatórias. Clique e saiba mais.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios