O 2o Fórum Regional de Diversificação Econômica debate em Conselheiro Lafaiete, desde essa quinta-feira, 22 de junho, até esta sexta-feira (23), o potencial de transformação das cidades brasileiras.
O Brasil é um país com uma riqueza natural imensurável: diversidade de recursos minerais, terras férteis, abundância de água e um clima privilegiado. Para que haja a transformação dessas riquezas em benefícios próprios para a sociedade, há a necessidade de conscientização dos agentes envolvidos e elaboração de planejamentos estratégicos com finalidades claras.
Por meio das inovações econômicas, tecnológicas e sociais, busca-se alcançar os benefícios do desenvolvimento local e autonomia regional, com a valorização da pessoa, como centro deste sistema.
No evento, várias palestras interessantes, testemunhos, desafios e perspectivas. Um exemplo ícone foi a apresentação cooperativista, por João Leite, da cidade de São Roque de Minas, um pequeno município mineiro, referência do queijo Canastra. Através da formação de uma cooperativa de crédito, o município se reergueu, revolucionou sua educação, sua tecnologia, investiu em sua autonomia econômico-financeira e recuperou sua autoestima enquanto sociedade.
Outro destaque do evento foi a cidade de Conceição do Mato Dentro, que apresentou, por meio do presidente de sua associação comercial, Haécio Lages, os conceitos e finalidades do Fundo Soberano Municipal. Tal fundo “passa pela garantia de se dar perenidade aos recursos financeiros advindos da mineração, além de uma maior gestão e aplicação desses recursos, na busca por um desenvolvimento integrado, sustentável e diversificado, em Conceição do Mato Dentro”, explicou o gestor.
Viu-se apresentada, também, nesse importante evento, a participação essencial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no desenvolvimento de startups, com inovadores projetos, para a ciência e para o mercado mineiro.
Nessa mesma linha, salienta-se a parceria do Município de Conceição do Mato Dentro com a empresa EY, com apoio da Anglo American, para o desenvolvimento de pesquisas e formação de um Eco Parque Industrial para a cidade, com vistas à sua evolução e crescimento sustentável.
Tal empreendimento, elaborado no mandato do prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), José Fernando Aparecido de Oliveira, faz parte do projeto de diversificação econômica do município, exemplo claro da importância para a sustentabilidade social. Clique e saiba mais.
Por Mariana Santos e Márcia Itaborahy
Na foto, da esquerda para a direita: Amarildo Pereira, anfitrião do fórum e presidente da Associação Comercial e Industrial de Mariana (Aciam); Mariana Santos, da MM Advocacia Minerária; Gilmar Barbosa, coordenador técnico do fórum; Haécio Lages, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Mato Dentro, e Márcia Itaborahy, da MM Advocacia Minerária.