O Instituto AngloGold Ashanti inaugura nesta segunda-feira (15), uma nova sala de visitação no Centro de Memória da empresa, em Nova Lima (MG). O espaço foi criado para honrar as pessoas africanas escravizadas que trabalharam nas minas de Morro Velho ao longo do século XIX. A nova instalação é uma demonstração do compromisso da empresa com o reconhecimento histórico, a valorização da cultura afrodescendente e a promoção da equidade racial.
Exposição “Fundamento: africanos e afro-brasileiros em Morro Velho” no Instituto AngloGold Ashanti
A sala abriga a exposição “Fundamento: africanos e afro-brasileiros em Morro Velho”, que reúne uma série de nomes, referências e fragmentos documentais sobre a presença africana no processo de construção da identidade de Nova Lima. Organizada em três movimentos — “A Bênção”, “O Fogo Ancestral dos que aqui chegaram” e “O Fluir com a força das Águas” —, a exposição convida o público a uma experiência de reconhecimento e reflexão, oferecendo uma homenagem profunda às vidas e contribuições desses trabalhadores, que foram fundamentais para a formação do território e da cultura da região.
A exposição também destaca a herança cultural bantu-kongo entre os trabalhadores, os significados dos nomes atribuídos a partir de portos africanos, e as relações de violência impostas pelo sistema escravista. Além disso, é abordada a continuidade dessas trajetórias e legados após a abolição.
O novo espaço e a exposição representam uma etapa importante na luta pela justiça racial e pelo reconhecimento das histórias muitas vezes silenciadas. Ao abrir suas portas para este rico conteúdo cultural, o Instituto AngloGold Ashanti reforça a necessidade de aprender com o passado para construir um futuro mais igualitário e inclusivo.


