Saiba como contribuir com a nossa pauta, dedicada aos fatos do dia a dia das cidades da mineração e da siderurgia; Contratamos jornalista que atue em Minas Gerias e em outras partes do Brasil

Seminário discute papel do Brasil e dos minerais críticos na transição energética em 14 de outubro

Publicado em

A Câmara dos Deputados sediará no próximo dia 14 de outubro o Seminário Minerais Críticos e Estratégicos, um evento que promete discutir o futuro da mineração no Brasil e seu papel na transição energética global. Organizado pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) e pela Comissão de Transição Energética (CEENERGIA), o seminário reunirá parlamentares, representantes do governo, especialistas do setor mineral e lideranças para debater o Projeto de Lei 2.780/2024, que visa criar a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE).

Foco na transição energética e no papel estratégico do Brasil

O seminário será coordenado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), relator do PL 2.780/2024 na Câmara e coordenador da Região Sudeste da FPMin. Em sua liderança, o evento buscará traçar estratégias para fortalecer a soberania mineral do Brasil, destacando a importância dos minerais estratégicos, como terras raras, lítio, grafite, cobalto, cobre e níquel, essenciais para a produção de tecnologias usadas na transição energética.

De acordo com Arnaldo Jardim, o seminário será uma oportunidade para discutir como esses minerais são fundamentais para o avanço tecnológico e a produção de energia limpa. “Minerais como lítio, grafite, cobalto e níquel são cruciais para a fabricação de baterias, turbinas eólicas, semicondutores e painéis solares, além de sua aplicação em equipamentos médicos”, ressaltou o deputado.

O Brasil tem um papel privilegiado nesse cenário global, já que ocupa posição de destaque entre os maiores detentores mundiais de reservas de minerais estratégicos. O país é o maior detentor de reservas de nióbio, o segundo em grafita e terras raras, e o terceiro maior produtor de níquel. Para Arnaldo Jardim, essa base mineral coloca o Brasil em uma posição única para liderar a economia verde global, além de reduzir a dependência mundial de países como a China, que atualmente domina a cadeia de fornecimento desses minerais.

PL 2.780/2024: um marco para a mineração sustentável

O Projeto de Lei 2.780/2024, que será um dos principais temas debatidos no seminário, propõe a criação de uma Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. A proposta busca estabelecer uma governança responsável para o setor, com o objetivo de garantir uma exploração e processamento sustentável desses recursos. O PL também prevê a criação do Comitê de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE), que será composto por representantes de órgãos públicos, do setor privado e da sociedade civil.

Além disso, o projeto inclui incentivos fiscais e tecnológicos para promover a inovação no setor de mineração e incentivar a exploração responsável desses minerais essenciais para a transição energética. Segundo o deputado Arnaldo Jardim, o objetivo da proposta é construir uma mineração moderna e inovadora, capaz de gerar desenvolvimento econômico, empregos e sustentabilidade, e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos ambientais da atividade.

Mineradoras brasileiras no centro da inovação global

Com a crescente demanda por minerais estratégicos para a produção de tecnologias sustentáveis, o Brasil está em uma posição de destaque para se tornar um líder global nesse mercado. A crescente importância do lítio, por exemplo, é um reflexo da necessidade de baterias para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia renovável. O Brasil, com suas vastas reservas desses minerais, tem a oportunidade de ser um player central na cadeia de fornecimento global, especialmente considerando as tendências de mobilidade elétrica e energias renováveis.

O seminário também será uma oportunidade para que as lideranças do setor mineral brasileiro discutam como o país pode alinhar suas políticas de mineração com as necessidades globais, aproveitando sua posição privilegiada e assegurando a governança e sustentabilidade do setor para o futuro.

Matérias Relacionadas

‘As minas estão no Brasil, não em Marte’, diz diretor da Vale sobre o papel da mineração na transição energética

Kennedy Alencar, diretor da Vale, defende a mineração legal como pilar da transição energética e economia verde, destacando a importância do Brasil no fornecimento de minerais essenciais para um futuro sustentável

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Cidadão Legal’ vai emitir mil identidades em João Monlevade durante fim de semana

Todas as informações detalhadas do 'Cidadão Legal' estão disponíveis no site oficial da Câmara e no Instagram @camarajoaomonlevade

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios