O município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, foi palco nesta quarta-feira (25) da 60ª Assembleia Geral da AMIG Brasil (Associação Brasileira dos Municípios Mineradores), que aconteceu em conjunto com o 2º Encontro Técnico Itinerante da entidade. Prefeitos, secretários, vereadores, especialistas e representantes do setor mineral se reuniram para discutir os desafios e soluções para os municípios afetados pela atividade mineral em todo o país.
A abertura do encontro ficou a cargo da prefeita Josemira Gadelha, vice-presidente da AMIG Brasil. Em sua fala, ela defendeu a importância de uma aliança firme entre os gestores municipais e o setor privado, destacando que as mineradoras precisam assumir responsabilidades para além da produção econômica, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento das cidades onde atuam.
Segundo Gadelha, o apoio da AMIG tem sido essencial para dar visibilidade às necessidades das cidades mineradoras, que diariamente enfrentam impactos diretos na saúde pública, na infraestrutura e na educação, como reflexo da atividade mineral. “A mineração é importante, mas é preciso estar preparado para lidar com seus efeitos”, afirmou.
Evento da AMIG ficou na expansão nacional e foco no pós-mineração
Durante o evento, o presidente da AMIG Brasil e prefeito de Itabira (MG), Marco Antônio Lage, destacou a consolidação da associação como uma entidade de alcance nacional. Com 35 anos de atuação, a AMIG hoje reúne mais de 60 municípios espalhados por nove estados brasileiros. Ele reforçou que o debate sobre mineração sustentável precisa colocar as cidades no centro da discussão.
“O verdadeiro desafio é garantir que as cidades mineradoras se tornem sustentáveis. Isso passa pela diversificação econômica e pela preparação para o cenário pós-mineração”, pontuou Lage.
Como parte das estratégias para ampliar a representatividade e fomentar novas diretrizes, foram anunciadas duas novas diretorias na entidade. Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas (PA), assume a Regional Norte da AMIG, enquanto Anderson Cabido, prefeito de Congonhas (MG), passa a comandar a Diretoria de Diversificação Econômica, com foco na criação de alternativas que assegurem o futuro das cidades além da mineração.
O encontro marcou um passo relevante na articulação entre gestores públicos e o setor mineral, com o objetivo comum de garantir que a riqueza do subsolo também se converta em desenvolvimento social duradouro.


