Na série Semana do Meio Ambiente, o CidadesMineradoras.com.br apresenta o Projeto Araguaia Níquel, inciativa da Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia, no Pará. A empresa, com ativos nas bolsas de Londres e do Canadá, desenvolve o projeto com o Plano de Ação de Biodiversidade. O objetivo do projeto é reabilitar com espécies nativas cerca de 29 hectares até 2025, área equivalente a 29 campos de futebol.
Segundo a mineradora, o plantio deve começar em outubro deste ano e contribuir também para a preservação da fauna local. A intenção é aumentar os índices de biodiversidade da região por meio da recuperação de áreas a partir de viveiro de mudas.
Ainda acordo com empresa, atualmente há 12.680 unidades recém semeadas, além de medidas que evitam e minimizam os impactos e por meio de compensação ambiental. A partir dessas mudas serão recompostas áreas de pasto degradadas antes da instalação do Projeto Araguaia e adquiridas pela empresa na região. A medida inclui áreas de preservação permanentes (APPs).
“O planejamento inicial é de dez anos para recuperar a área de preservação permanente e outras degradadas, resultando em centenas de hectares recuperados. Mesmo após o fechamento das operações de mineração, o que deve ocorrer em cerca de 30 anos, a empresa dará continuidade às ações de recuperação dessas áreas”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da Horizonte Minerals, Flávia Toledo.
Entre as ações de proteção à biodiversidade, a Horizonte Minerals também estimula ações individuais de empregados e terceirizados. Dentre essas, o cuidado com a fauna e o respeito à flora original são prioridades, o que inclui a sinalização das áreas da obra para redobrar os cuidados com os animais.
Engajamento
Ainda de acordo com a Horizonte Minerals, nesta Semana do Meio Ambiente, a intenção é de que os colaboradores sejam multiplicadores de boas práticas ambientais a partir de ações individuais. A mineradora espera que a longo prazo a ação tenha impacto global. Foram realizadas palestras sobre queimadas e diálogos sobre resíduos e cuidados com a fauna local nas vias de trânsito.
A diretora de ESG da Horizonte Minerals no Brasil, Flavia Veronese, afirma que o comprometimento da empresa com o meio ambiente está intimamente ligado ao compromisso de longo prazo com a região do Araguaia. “Com uma mina com vida útil estimada em mais de 28 anos, o Projeto Araguaia figura como um grande catalisador para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma.
Monitoramento ambiental
A empresa destaca que o processo de produção que será implementado no Projeto Araguaia Níquel permitirá emissões de gás carbônico abaixo da média do setor, cerca de 29 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por tonelada de níquel equivalente. Projetos em operação globalmente emitem acima de 40 toneladas de CO2. A mineradora segue trabalhando para se tornar uma produtora de níquel de grande escala e relevante globalmente.
A Empresa também mantém programas de monitoramento ambiental para constantemente aferir a qualidade do ar, águas superficiais e subterrâneas, além de possíveis ruídos relacionados às suas atividades, como também o acompanhamento de indicadores de flora e fauna. Mais informações no site da empresa.