Vale anuncia Bike Park de 30 mil m² na antiga Mina de Águas Claras com trilhas e aluguel de bicicletas

Publicado em

A antiga Mina de Águas Claras (MAC), desativada desde 2002 e localizada entre Nova Lima e Belo Horizonte, está prestes a ganhar uma nova função: a área de 30 mil m² será transformada em um Bike Park voltado à prática de ciclismo, com trilhas e infraestrutura para adultos e crianças. O espaço ficará ao lado de áreas de preservação ambiental, como a Mata do Jambreiro e a Serra do Curral, dois importantes biomas da região metropolitana de BH.

O projeto é uma iniciativa da mineradora Vale em parceria com a Sense Bike, fabricante brasileira de bicicletas, dentro do chamado “Projeto de Uso Futuro da MAC”, que busca dar novos significados a áreas mineradas, conciliando lazer, recuperação ambiental e integração com a comunidade local.

Parque ciclístico na Mina de Águas Claras vai oferecer trilhas, pista de terra e aluguel de bikes

De acordo com a Vale, o novo parque na Mina de Águas Claras contará com trilhas ecológicas, pista de terra, lanchonete e aluguel de bicicletas, em um ambiente acessível tanto para ciclistas amadores quanto para famílias com crianças. A iniciativa será viabilizada por meio de um contrato de comodato gratuito com duração de três anos com a Sense Bike.

A construção do espaço faz parte de um segundo acordo entre a mineradora e a empresa de bicicletas, fortalecendo a ideia de um legado sustentável e recreativo para o território da antiga mina. Em fevereiro, a Vale também firmou um acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH (FPMZB) para expandir o Parque da Serra do Curral em parte do território da MAC.

Requalificação pós-mineração busca equilíbrio entre natureza e comunidade

Desde que a Mina de Águas Claras teve suas atividades encerradas, em 2002, a área — que possui aproximadamente 2 mil hectares — tem sido alvo de iniciativas voltadas à recuperação e preservação ambiental. A região abriga importantes ecossistemas, como cerrado, campos rupestres e áreas de proteção permanente, além da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambeiro.

Sob gestão da Vale desde 2006, o objetivo dos projetos é transformar antigas áreas de exploração mineral em espaços que gerem benefícios sociais, ambientais e econômicos para a população do entorno.

A iniciativa do Bike Park reforça uma tendência crescente no setor: repensar os legados da mineração com foco na sustentabilidade, no lazer ao ar livre e na reconexão entre pessoas e natureza.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios