Vale abre desafio nacional com prêmio de R$ 5 mil para estudantes que inovarem na mineração

Publicado em

Estudantes de todo o país têm até o dia 21 de abril para se inscrever na segunda edição do Programa Desenvolver, iniciativa da Vale que propõe a universitários o desafio de criar soluções inovadoras para problemas reais enfrentados pela indústria da mineração. A premiação pode chegar a R$ 5 mil por projeto selecionado, além de oferecer uma experiência prática completa dentro das operações da empresa.

Voltado a alunos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou especialização, o programa aceita inscrições gratuitas, individuais ou em grupos de até três pessoas, por meio do site oficial da mineradora.

Cinco áreas estratégicas da mineração em foco

Os participantes deverão escolher entre cinco temas técnicos fundamentais para a cadeia mineral:

  • Recurso mineral

  • Reserva mineral

  • Perfuração e desmonte

  • Geofísica aplicada à mineração

  • Geotecnia de mina

A proposta é que os estudantes elaborem projetos viáveis até o final de julho. Os vencedores serão anunciados em agosto, após uma avaliação técnica conduzida por especialistas da própria empresa e parceiros do setor.

Experiência prática e visibilidade profissional

Mais do que prêmios em dinheiro, o Programa Desenvolver promete uma imersão profissional completa. Os finalistas terão a oportunidade de fazer visitas técnicas às unidades operacionais da Vale em Minas Gerais, além de participar de oficinas teóricas e práticas, utilizar softwares de ponta e contar com suporte de fornecedores parceiros para a execução de seus projetos.

Na edição anterior, a empresa recebeu mais de 300 inscrições e implementou algumas das soluções propostas. Uma delas — vencedora do ciclo passado — criou um sistema automatizado para agrupar amostras de rochas com características similares, facilitando o entendimento geológico e otimizando a operação da mina.

Com iniciativas como essa, a Vale busca aproximar o meio acadêmico do universo industrial, promovendo inovação, aprendizado e valorização de novos talentos no setor da mineração. Os interessados devem acessar o site oficial da empresa para realizar a inscrição até o dia 21 de abril.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios