A partir de 24 de abril, o Programa de Educadores Liga STEAM da Fundação ArcelorMittal será integrado à plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação (MEC). Com o foco no módulo “Projetos Integradores STEAM no desenvolvimento de saberes digitais”, o projeto é o único selecionado de uma fundação empresarial do setor do aço e visa a capacitação de até 5 mil profissionais da educação por ano.
Expansão do programa da Fundação ArcelorMittal e metodologia inovadora
O programa, que inicialmente atendia municípios onde a ArcelorMittal está presente, agora terá uma abrangência nacional e será totalmente gratuito. A metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) capacita professores para criar experiências de aprendizado que estimulam o pensamento crítico e o uso de saberes digitais.
Desenvolvido em parceria com a Tríade Educacional, o curso abordará conteúdos como pensamento computacional, cultura digital e implementação de Projetos Integradores STEAM. Além disso, a formação será alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, focando nos contextos locais dos alunos.
O curso será dividido em quatro módulos e terá uma carga total de 40 horas, garantindo a certificação para os participantes ao final da formação. Com a parceria com o MEC, a expectativa é que o projeto alcance uma nova geração de educadores e contribua para o avanço da educação no Brasil.