Prejuízo estimado de R$ 330 milhões: Vale confirma que mina de Água Limpa não retomará operações neste ano

Publicado em

Na última semana, uma comitiva da Vale esteve na Câmara Municipal de Rio Piracicaba para esclarecer os motivos que impediram a retomada das operações na Mina de Água Limpa, um dos principais ativos econômicos da região.

A reunião, que contou com a presença de representantes da mineradora, foi aguardada com expectativa pela população e pela Administração Municipal, que esperavam uma solução para o retorno das atividades. No entanto, a mineradora confirmou que as operações não serão retomadas neste ano e não há previsão para o futuro próximo.

Motivos da paralisação na Mina de Água Limpa

A Vale apontou dois fatores principais que justificam a paralisação das atividades na mina de Água Limpa: a queda no preço do minério no mercado e uma restrição imposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O entrave do MTE está relacionado a uma usina da empresa, localizada em uma área considerada de risco. Embora a Vale afirme ter solucionado as pendências relacionadas à segurança da usina, o impedimento ainda persiste.

A notícia gerou grande preocupação entre os vereadores, especialmente devido ao impacto econômico que a paralisação pode causar na arrecadação municipal. De acordo com o vereador Antônio Guedes (PDT), líder do governo na Câmara, o prefeito Augusto Henrique da Silva (Cidadania) estima que o município pode sofrer um prejuízo de até R$ 330 milhões no período de 2021 a 2025 devido à falta de atividade na mina.

Apesar da incerteza sobre o retorno das operações na Mina de Água Limpa, a Vale garantiu que mantém seu compromisso com a exploração mineral em Rio Piracicaba. O Diretor de Operações, Paulo Damasceno, destacou que a mineradora possui reservas significativas na região, principalmente na cava de Morro Agudo, além da cava de Água Limpa, que está perto do fim de sua vida útil. “Nosso compromisso com a região continua, e temos potencial para futuras explorações”, afirmou Damasceno.

Resposta da Vale e cobrança dos vereadores

Diante da incerteza e da queda na arrecadação, os vereadores de Rio Piracicaba cobraram da Vale mais investimentos e ações concretas que possam beneficiar a cidade. A pressão por ações da mineradora se intensificou, com os parlamentares pedindo que a empresa busque alternativas para mitigar os impactos da paralisação, que afeta diretamente a economia local.

Com a continuidade da situação incerta e sem previsão de retorno das atividades na mina de Água Limpa, o município segue na expectativa de soluções que possam minimizar os danos econômicos e sociais causados pela falta de operação na mina.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios