O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) ainda está avaliando o pedido de anuência da mineradora Vale para ampliar as cavas de Conceição e Minas do Meio, que fazem parte do Complexo Minerador de Itabira. O objetivo da proposta é expandir o limite das cavas, possibilitando o aumento do beneficiamento de minério de ferro na região por mais 19 anos, sem que a capacidade produtiva do local seja alterada.
Estruturas necessárias para ampliar a área de lavra
Para viabilizar a ampliação da área de lavra, a Vale precisará implantar duas estruturas destinadas à disposição de estéreis e rejeitos de beneficiamento: a “Pilha de Disposição de Rejeitos Filtrados” (PDER ITA-CAU-01) e a “Pilha de Estéril de Contrapilhamento”, nomeada “Casa da Velha/Ipoema”.
A contrapartida ambiental, no entanto, está sendo questionada, já que, além da doação de área ao Parque Nacional do Gandarela e o investimento de R$576.135,00 em projetos selecionados pelo ICMBio, a mineradora não oferece compensações ambientais diretas para a cidade de Itabira.
Caso o projeto seja aprovado, a cava da Mina Conceição ocupará uma área de cerca de 428,471 hectares, com um talude de altura máxima de 635 metros. Já a cava Minas do Meio, que possui uma massa de 628,3 milhões de toneladas de minério, ocupará 911,111 hectares, com um talude de até 760 metros. As duas cavas possuem teores de ferro superiores a 45% e a relação estéril-minério será de 0,63:1 na Mina Conceição e de 2,34:1 na Mina Minas do Meio.
Impactos ambientais e compensações
A implementação das pilhas de rejeitos e de estéril também exige a supressão de 378,37 hectares de mata nativa e intervenção em áreas de preservação permanente. Serão cortadas 520 árvores nativas isoladas para permitir a construção das estruturas necessárias para o projeto.
A Vale promete redistribuir as árvores em uma área de 115,63 hectares, mas o impacto ambiental dessas intervenções ainda está sendo amplamente debatido pelas autoridades competentes.
Com a necessidade de mais estudos e debates, o futuro dessa expansão continua incerto, e as discussões no Codema devem se intensificar nas próximas semanas.