CSN Cimentos garante segurança das Barragens B2 e B3 em Arcos após recategorização para Nível 1

Publicado em

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), por meio de sua divisão de cimentos, divulgou uma nota na segunda-feira (17) para esclarecer a situação das Barragens B2 e B3, localizadas em Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a empresa, ambas as barragens estão desativadas desde 1985 e não apresentam qualquer alteração em sua estabilidade ou fatores de segurança que possam representar riscos.

A empresa reforçou que as condições das barragens são as mesmas verificadas por uma empresa independente em 2021, cujos resultados foram apresentados à Agência Nacional de Mineração (ANM). As conclusões desse estudo apontam que a altura do reservatório está dentro dos limites aprovados, e o volume atual do reservatório encontra-se 24% abaixo de sua capacidade máxima, sem comprometer a segurança das estruturas.

Mudança de recategorização e medidas preventivas da CSN Cimentos

A empresa também esclareceu que a recente recategorização das barragens para Nível 1 se deve à necessidade de intervenções simples, que foram identificadas durante a Revisão Periódica de Segurança de Barragens (RPSB), realizada em janeiro.

Essa revisão, que acontece a cada três anos, determinou ações de segurança para suportar eventuais condições climáticas extremas, como períodos de chuva intensos. A CSN informou que essas intervenções já estão em fase de conclusão e que, com sua finalização, as barragens retornarão ao nível anterior de classificação.

A CSN Cimentos enfatizou que as medidas de segurança adotadas visam garantir a integridade das barragens, considerando o clima da região, que tem uma média de 290 mm de chuva por mês, enquanto a previsão das intervenções visa suportar até 547 mm de chuva em um único dia, o que demonstra a preocupação da empresa com a segurança da estrutura.

Com as intervenções em andamento, a CSN Cimentos tranquiliza a população e os órgãos competentes quanto à segurança das Barragens B2 e B3, reiterando seu compromisso com a preservação e a integridade ambiental da região.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios