Presidente da Amepi expressa preocupação diante de recentes acontecimentos que impactam diretamente a economia o Médio Piracicaba

Publicado em

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) manifestou grave preocupação com os recentes eventos que têm afetado diretamente a economia da região. Entre os principais pontos destacados pela associação estão o cancelamento da expansão da Usina de João Monlevade, a paralisação da Mina de Água Limpa e a implementação de uma taxa de 25% sobre o aço brasileiro, uma medida adotada pelos Estados Unidos. Esses fatores podem afetar não apenas as receitas municipais, mas também os empregos e o desenvolvimento de diversos setores econômicos.

Segundo Augusto Henrique, prefeito de Rio Piracicaba e presidente da Amepi, essas mudanças exigem uma reflexão urgente sobre o futuro da economia local. “A dependência excessiva de setores como mineração e siderurgia, que historicamente sustentaram a região, nos coloca em uma posição vulnerável diante de crises como as que estamos enfrentando agora. Precisamos diversificar nossas bases produtivas para garantir um desenvolvimento mais sólido e sustentável”, afirmou o líder regional.

Diversificação econômica

A Amepi propõe um novo modelo de desenvolvimento para a região, com foco na diversificação econômica. Além de buscar alternativas para os setores tradicionais, como a mineração e a siderurgia, o movimento sugere investimentos em áreas promissoras, como tecnologia, turismo, agronegócio, educação e novos ramos industriais. “Não podemos mais esperar que a economia local dependa exclusivamente de um único setor, especialmente quando ele é afetado por fatores externos. A diversificação é a única forma de garantir um crescimento mais equilibrado e resiliente para nossos municípios”, afirmou Henrique.

A necessidade de ação estratégica é iminente. Cidades como Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo já vêm adotando medidas para reduzir sua dependência da mineração, mas, segundo a Amepi, essas iniciativas precisam ser ampliadas e aceleradas por toda a região, com a união de prefeitos, empresários, lideranças comunitárias e órgãos governamentais.

Amepi busca colaboração e planejamento para um futuro sustentável

A Associação dos Municípios do Médio Piracicaba conclama todos os atores sociais, incluindo o governo do Estado, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a se unirem para discutir caminhos concretos para a renovação econômica da região.

“O desafio é grande, mas estamos convictos de que, com planejamento, inovação e colaboração, conseguiremos construir uma base econômica nova e sólida, que seja capaz de gerar emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população”, afirmou Augusto Henrique. A luta, segundo ele, exige ação imediata para que as mudanças necessárias sejam implementadas o mais rápido possível. “O tempo é curto, mas juntos podemos garantir que a região do Médio Piracicaba tenha um futuro mais próspero e diversificado”, concluiu.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios