Defesa Civil de Ipatinga zera atendimento a quase 3.000 chamados emergenciais para imóveis afetados pelas chuvas

Publicado em

 

Apesar da estiagem temporária e um período de estabilidade climática sinalizado pela meteorologia, a Prefeitura de Ipatinga continua mobilizada em várias frentes para enfrentar os danos causados em imóveis públicos e privados pelas fortes chuvas registradas no último dia 12.

A multiplicidade de demandas ainda exige um esforço contínuo da administração para minimizar os impactos e restabelecer uma conjuntura de normalidade no município. Conforme balanço da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), até o momento já foram realizadas quase 3.000 inspeções em áreas de risco, sendo que as vistorias técnicas resultaram em mais de 800 interdições.

Agora, conforme os gestores da repartição, o trabalho entra numa nova fase. Nesta semana, teve início o processo de revistorias dos imóveis interditados pela Defesa Civil, etapa fundamental para garantir que as desocupações sejam revertidas com segurança.

O coronel Warley Geraldo Silva, secretário da Sescon, explica que o trabalho consiste em uma nova análise estrutural das edificações, verificando se as condições permitem o retorno dos moradores sem risco à vida. Neste sentido, mais de 40 revistorias já foram realizadas, resultando em 21 desinterdições, praticamente a metade dos locais.

A Defesa Civil de Ipatinga recebeu da população um total de 2.979 chamados emergenciais após a tromba d’água de 12 de janeiro, sendo nove deles apenas nos últimos dois dias. Os atendimentos foram zerados nesta sexta (7), após 27 dias. O maior número de pedidos de socorro se concentrou na primeira semana após a tragédia, o que exigiu também o apoio das Defesas Civis do Estado e da União.

Recursos para soluções estruturais em Ipatinga

Defesa Civil de Ipatinga zera atendimento a quase 3.000 chamados emergenciais para imóveis afetados pelas chuvas
Imagem: SESCON – Defesa Civil de Ipatinga zera atendimento a quase 3.000 chamados emergenciais para imóveis afetados pelas chuvas

Apesar do avanço nas revistorias e desinterdições, o prefeito Gustavo Nunes enfatiza que a solução definitiva para os problemas históricos da cidade depende de investimentos expressivos em infraestrutura.

“Os problemas relacionados a alagamentos e encostas instáveis em várias regiões da cidade são agravados por um sistema de drenagem defasado e pela ocupação desordenada do solo. Desde 2021, temos adotado uma série de medidas para enfrentar essas questões, incluindo intervenções para melhoria da infraestrutura urbana e a regularização fundiária. Contudo, ainda há muito a fazer”, acentua o chefe do Executivo.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios