ArcelorMittal cancela expansão de Usina em João Monlevade e redireciona R$ 6 bilhões para modernização do parque industrial

Publicado em

 

A ArcelorMittal anunciou o cancelamento definitivo da expansão da usina de João Monlevade. Após uma revisão cuidadosa das condições de mercado, a empresa decidiu redirecionar seus investimentos, priorizando a modernização, inovação e aumento da competitividade do parque industrial existente, ao invés de seguir com a ampliação planejada.

A decisão não chega a ser uma surpresa, já que em setembro de 2024 a empresa já havia interrompido temporariamente as obras de ampliação devido ao impacto do aumento das importações de aço e à demanda interna menor do que o esperado. Na época, a empresa informou que esses fatores estavam comprometendo o crescimento do setor siderúrgico, influenciando a viabilidade dos projetos de expansão.

A companhia ressaltou, no entanto, que o laminador 3, componente central da ampliação, foi entregue e entrou em operação em 2022, dobrando a capacidade de produção de laminados da planta. Além disso, outros investimentos realizados na unidade resultaram em melhorias significativas na infraestrutura e na segurança da usina.

ArcelorMittal garante que cancelamento não terá impacto na usina

Apesar do cancelamento da expansão, a ArcelorMittal reafirmou que a planta de João Monlevade continua sendo crucial para seus negócios no Brasil, especialmente pela produção de fio-máquina e steel cord, utilizado pela indústria automobilística. A companhia comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal) que o foco agora será em novos investimentos voltados para a atualização tecnológica e a melhoria contínua dos processos.

O presidente do sindicato, Flávio Cordeiro de Paiva, lamentou a decisão e cobrou da empresa que os investimentos previstos para a planta garantam não apenas a competitividade, mas também melhores condições de trabalho e segurança para os empregados.

A ArcelorMittal garantiu que o cancelamento do projeto de expansão não terá impacto sobre a produção atual da usina e que outros investimentos no Brasil permanecem em curso. A empresa mantém sua previsão de investir cerca de R$ 25 bilhões até 2028, com foco no aumento da capacidade produtiva, diversificação de produtos de alto valor agregado e expansão de suas operações no setor de energia renovável.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios