O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” nesta quinta-feira (2/1) para as próximas 24 horas, visando um total de 648 cidades brasileiras. O aviso abrange, principalmente, Minas Gerais, onde 417 municípios estão incluídos na previsão de condições meteorológicas severas.
Durante o período, as regiões afetadas podem registrar chuvas volumosas, com precipitação entre 30 a 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm em um único dia. Além das chuvas, o fenômeno pode ser acompanhado por ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. A possibilidade de queda de granizo também está prevista, o que aumenta os riscos de danos a edificações e à agricultura.
O Inmet alerta para os riscos de alagamentos, quedas de árvores e danos à rede elétrica devido à intensidade dos ventos e das chuvas. A interrupção do fornecimento de energia é uma das consequências esperadas, além de possíveis danos em plantações.
Inmet orienta alguns cuidados durante as chuvas em Minas
Em face dessa previsão severa, a recomendação do instituto é que a população se mantenha em segurança. O Inmet orienta, ainda, que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Estes locais podem ser danificados pelos fortes ventos ou até sofrer quedas, colocando os moradores em risco de acidentes, incluindo descargas elétricas.
Além das orientações sobre abrigo, o Inmet sugere que, quando possível, os aparelhos elétricos e os quadros gerais de energia sejam desligados para evitar danos por surtos elétricos. O aviso vale até o final do dia, e a previsão é que os impactos dessa condição climática severa continuem a ser sentidos nas próximas horas.
As autoridades e a população devem estar atentas aos desenvolvimentos meteorológicos para reduzir os danos e garantir a segurança de todos nas áreas afetadas.
Para saber mais detalhes, acesse Instituto Nacional de Meteorologia – INMET