A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou que a barragem de Campo Grande, localizada em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, foi retirada do nível de emergência. A decisão, tomada na segunda-feira (16), ocorre após a mineradora responsável pela estrutura apresentar uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, o que atesta a segurança da barragem.
A barragem de Campo Grande está localizada na Mina Alegria, e, embora tenha saído do nível de emergência, continuará em alerta até que toda a documentação necessária seja regularizada. Além disso, a mineradora está avançando no processo de descaracterização de 30 barragens construídas com o método a montante. Esse processo visa eliminar a função de reter rejeitos e água e está previsto para ser concluído até 2026.
Estruturas em Mariana são monitoradas
Desde 2019, a empresa já investiu cerca de R$ 10 bilhões no programa de descaracterização e segurança de barragens. Desses investimentos, 16 barragens tiveram seu nível de emergência encerrado desde 2022, incluindo a de Campo Grande. Atualmente, 14 barragens ainda estão em algum nível de emergência, mas nenhuma delas está operando ou recebendo rejeitos.
Para assegurar a segurança das barragens, a mineradora Vale informa que as principais estruturas são monitoradas constantemente, 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio dos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs).
Este trabalho contínuo é fundamental para garantir a estabilidade das barragens e prevenir possíveis incidentes, reforçando o compromisso da empresa com a segurança e a integridade das comunidades ao redor.