Nova Lima se consolida como um dos maiores polos imobiliários de luxo do Brasil, segundo dados do Censo 2022 do IBGE

Publicado em

 

Nova Lima, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tem se consolidado como um dos maiores polos imobiliários de luxo do Brasil, e os dados do Censo 2022, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comprovam essa tendência.

A cidade, com pouco mais de 97 mil habitantes, detém a maior proporção de cômodos entre todas as cidades brasileiras, refletindo o aumento significativo no mercado de imóveis de alto padrão nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa do IBGE, 21,71% dos domicílios de Nova Lima têm pelo menos dez cômodos, um número que é mais do que o triplo da média registrada em Minas Gerais (7,03%) e quatro vezes maior do que a média nacional (5,11%).

Esse cenário é um reflexo direto da valorização imobiliária na cidade, impulsionada pela migração de moradores de bairros de luxo de Belo Horizonte para Nova Lima, atraídos pela qualidade de vida, tranquilidade e grandes empreendimentos imobiliários da região.

Nova Lima tem a renda média mais alta do país

Além do mercado imobiliário, outro dado importante que coloca Nova Lima no centro das atenções é sua alta renda média per capita. De acordo com o estudo “Mapa da Riqueza no Brasil”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cidade foi apontada como a mais rica do país, com uma renda média por habitante de R$ 8.897, baseada em dados do Imposto de Renda de 2020. Esse número reflete uma realidade de alta concentração de riqueza, que está diretamente ligada ao perfil econômico e social da cidade.

A relação entre renda e imóveis de luxo

O aumento da renda e a concentração de riqueza em Nova Lima têm estreita ligação com a evolução do mercado imobiliário de luxo, que tem atraído cada vez mais moradores de alto poder aquisitivo, especialmente aqueles que buscam uma vida mais exclusiva e afastada do agito da capital.

As grandes residências e condomínios de luxo são uma característica marcante da cidade, e a migração de pessoas para esses empreendimentos tem impulsionado ainda mais o crescimento econômico local, refletindo-se também na qualidade das infraestruturas e serviços oferecidos.

Nova Lima, portanto, se estabelece como uma referência no Brasil, tanto pelo luxo de suas residências quanto pela alta qualidade de vida e renda de seus habitantes, reafirmando seu status como a cidade das “super casas” e da maior concentração de riqueza do país.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios