A BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, está prestes a passar por uma transformação significativa que pode impactar profundamente a infraestrutura e a economia de Minas Gerais.
Com 303,46 quilômetros de extensão, a rodovia não é apenas uma importante ligação entre a região Central e o Leste do estado, mas também desempenha um papel crucial no escoamento de produção para os mercados de Belo Horizonte e São Paulo.
Privatização da BR-381: oportunidade de crescimento e emprego
De acordo com um estudo realizado pela consultoria Houer, sob encomenda do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), a privatização e duplicação da BR-381 têm o potencial de atrair investimentos privados substanciais.
Esse processo não só irá acelerar o desenvolvimento da região, mas também permitirá a redistribuição de recursos públicos para outras áreas prioritárias do estado, como saúde e educação.
A previsão é de que a concessão da rodovia gere uma arrecadação de mais de R$ 8 bilhões em impostos para o Estado e a União, com tributos como ISS, IR, PIS e Cofins incidindo sobre as operações da futura concessionária.
Esse volume de recursos pode ser decisivo para o fortalecimento financeiro de Minas Gerais e a implementação de novos projetos de infraestrutura e desenvolvimento social.
A concessão da BR-381 também terá um impacto positivo no mercado de trabalho local, com a geração de novos postos de trabalho tanto na construção quanto na manutenção da rodovia. Além disso, a duplicação da estrada impulsionará a arrecadação de impostos em municípios ao longo do trecho, como Jaguaraçu, Periquito e Nova União.