Anglo American conclui aquisição de recursos minerais da Serra da Serpentina, da Vale, para expandir Minas-Rio

Publicado em

 

A Anglo American anunciou a conclusão da transação que permitirá à mineradora integrar os recursos minerais de alto teor da Serra da Serpentina ao seu empreendimento Minas-Rio, conforme o acordo celebrado com a Vale em fevereiro deste ano.

Com essa integração, a Anglo American amplia suas operações e fortalece a infraestrutura de Minas-Rio, que continuará a ser controlado e operado pela empresa, incluindo futuras expansões.

Detalhes da parceria entre Vale e Anglo American para a Serra da Serpentina

Nos termos da transação, a Vale transferirá os direitos minerais e propriedades de Serpentina para a Anglo American e pagará US$ 157,5 milhões (valor sujeito a ajustes) para adquirir uma participação acionária de 15% no Minas-Rio.

Além disso, a Vale terá a opção de adquirir uma participação adicional de 15% no projeto, caso haja uma expansão futura, com valor a ser definido. Esse acordo abre novas perspectivas de crescimento e maximiza a eficiência das operações.

Duncan Wanblad, presidente da Anglo American, destacou que a transação representa um exemplo claro de lógica industrial, reunindo recursos para desbloquear um valor significativo.

A integração da Serra da Serpentina ao Minas-Rio possibilitará sinergias, utilizando a infraestrutura existente para acelerar o desenvolvimento da nova área. Wanblad ressaltou que essa integração pode dobrar a produção de pellet feed de qualidade nas próximas décadas, contribuindo para a descarbonização dos processos siderúrgicos, uma prioridade crescente para o setor.

Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, enfatizou a importância da integração da Serra da Serpentina, destacando que a utilização de uma planta já existente permitirá um trabalho mais eficaz e seguro.

Ela também reforçou o compromisso da mineradora com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, alinhando-se ao seu propósito de “reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”. A parceria não afetará a participação de 50% da Anglo American no terminal de exportação de minério de ferro no Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

Essa nova fase da Anglo American visa não apenas expandir suas operações, mas também promover um futuro mais sustentável e responsável para a mineração no Brasil.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios